É a sensação subijetiva causada pela luz e percebida pelo cérebro humano através dos olhos.”

A cor se distingui entre, cor aditiva (cor luz), ou a cor subtrativa (cor pigmento).

O primeiro, chamado de sistema RGB é encontrado nos objetos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.), no segundo sistema (subtrativo ou cor pigmento),corresponde ao "CMY": C = Cyan (ciano), M = Magenta , Y = Yellow (amarelo) e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não emissores de luz).


O “CMY” somado ao “K” que corresponde à cor "Preto" (em inglês, "Black"), formam o "CMYK", utilizado pela Indústria Gráfica nos processos de impressão, Off-Set,Flexográfia, Rotogravura entre outras.


Muitas vezes o amarelo, azul e vermelho são chamados de cores primárias, o que é incorreto, pois o azul primário corresponde ao ciano, o vermelho primário ao magenta e o amarelo permanece inalterado.


As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado: magenta + amarelo = vermelho, amarelo + ciano = verde, ciano + magenta = azul.


A somatória de piguimentos garantem uma infinidade de opções mas, quando o assunto é impressão gráfica as possibilidades não são tão abrangentes, e em alguns casos para obter algumas tonalidades de cor é necessario a adição de cor especial.





Gráfica Breda - Todos os direitos reservados.