• Cada aplicativo faz parte de uma classe: o CorelDRAW é um ilustrador vetorial; o Photoshop, um retocador de imagens bitmap, o PageMaker e o InDesign, um paginador e finalizador. Desta forma recomenda-se realizar cada tarefa de um projeto no aplicativo especialista no assunto. Faça suas ilustrações vetoriais no Corel,retoque suas imagens bitmap no Photoshop, e por fim, importe esses elementos para uma página do PageMaker ou InDesign, adicione o texto, faça a diagramação e finalização nele.

• Evite imagens bitmap para o CorelDRAW, assim como tratá-las e acrescentar grandes massas de texto nele. Acima de tudo não o utilize para finalizar seu documento. O resultado final de seu impresso pode não a qualidade esperada.

• Procure sempre utilizar fontes íntegras e completas. Muitos problemas ocorrem pelo uso de fontes incompletas. Por exemplo, se deseja utilizar bold ou itálico, utilize a variação da fonte bold ao invés do recurso de “transformar”. A fonte em bold no painel do programa.

• Evite o uso do recurso “Copiar e Colar”, ou seja, copiar no ilustrador e colar no paginador. Isto fará com que as ilustrações ou imagens sejam exportadas no formato WMF (Windows Metafile), que é pobre em recursos para impressões profissionais. Esse recurso pode ser utilizado em operações intermediárias para corrigir falhas de determinador aplicativos, como, por exemplo, levar ilustrações dos cliparts internos do Word para o CorelDRAW no qual serão corrigidas e depois exportadas em EPS.

•Caso pretenda copiar um texto no MSWord (ou qualquer outro processador de textos) e colar no PageMaker, não há problema algum.

• A impressão off-set pode chegar a uma resolução de 2400 dpi. Isto não significa que tudo deva ter esta resolução. As fotos, por exemplo, devem estar com 300 dpi no tamanho real que ela ocupa. Se pretender fazer uma arte no Adobe Photoshop que misture imagem e texto, recomendamos subir a resolução para 400 dpi.

• Verifique se as cores estão equivalentes e se o overprint está correto. Por exemplo, uma imagem com fundo preto sobre outro fundo preto, a cor preta de ambos tem que ter a mesma graduação na escala CMYK. Para se obter um preto calçado, recomendamos C40, M20, Y20, K100. Nunca utilize 100% de CMY com o preto, pois alem de enrugar o papel, atrasa a secagem.

• Ao enviar o arquivo, não se esqueça de anexar as fontes utilizadas ou se o texto for pequeno converter em curvas. Textos digitados dentro dos ilustradores e convertidos em curvas se transformam em gráficos. O problema são os excessos de nós que o arquivo adquire neste processo e isso pode dificultar e até impedir a impressão dos trabalhos (No caso de impressão digital.) e a confecção do fotolito.

• Gere os arquivos de impressão no formato PDF (Press Quality), que é multiplataforma (PC & MAC) e está embutido em todos os programas gráficos CorelDraw, InDesign, QuarkXpress, PageMaker, Illustrator e muitos outros.

• Como o padrão de cores é CMYK, antes de enviar seu arquivo, verifique se todas as imagens coloridas estão no formato de cor CMYK. Caso contrário converta todas as imagens RGB em CMYK no Adobe Photoshop ou em outro programa similar. Um problema muito comum que ocorre ao importar imagens e até mesmo textos e tabelas para um programa ilustrador é que estas informações geralmente estão em RGB e devem ser convertidas para CMYK.






Links Úteis

www.registrodigital.com.br

www.smartcolorudi.com.br




Gráfica Breda - Todos os direitos reservados.